quinta-feira, 24 de março de 2011

O Guarani

A  fidelidade de Peri a Cecília; o amor de Isabel por Álvaro, e o amor dele por Cecília; a morte de uma índia por Diogo e a revolta e ataque dos índios, tudo isso ocorrendo ao mesmo tempo que uma revolta dos homens de Antônio, liderados pelo Loredano, que deseja roubar a casa e sequestrar Cecília.
Alvaro, se machuca na batalha contra os aimorés. Isabel, tenta se matar asfixiada junto com o corpo de Alvaro, quando o vê vivo tenta salva-lo, porém ele não permite e morrem juntos.
Durante o ataque, Antônio, ao perceber que não havia mais condições de resistir, confia Cecília a Peri, após tê-lo batizado como cristão. Os dois partem. A Cecília só resta Peri.
Durante dias Peri e Cecília rumam para destino desconhecido e são surpreendidos por uma forte tempestade, que se transforma em dilúvio. Abrigados no topo de uma palmeira, Cecília espera a morte chegar, mas Peri conta uma lenda indígena segundo qual Tamandaré e sua esposa se salvaram de um dilúvio abrigando-se na copa de uma palmeira despendida da terra e alimentando-se de seus frutos. Ao término da enchente,
Tamandaré e sua esposa descem e povoam a Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário